DIA MUNDIAL DO HIP-HOP: RELEMBRE 10 CLÁSSICOS DO RAP NACIONAL

É dia 12 de novembro, mano! Tá ligado o que se comemora nesta data? Não? O Dia Mundial do Hip Hop! E uma data tão especial assim não poderia ser comemorada de outra forma: relembrando 10 clássicos do rap nacional. Bora?

1. Sr. Tempo Bom – Thaíde e Dj Hum

“Que tempo bom, que não volta nunca mais / Que tempo bom, que não volta nunca mais”. Vai dizer que nunca ouviu esse refrão? Thaíde e DJ Hum foram os responsáveis pela gravação deste hit, que representava a saudade que sentiam das décadas passadas.

Ano de lançamento: 1996
Álbum: Preste Atenção

2. O Trem – RZO

O grupo RZO é um dos mais importantes influenciadores e fomentadores da cultura hip hop nacional. Os caras estão na cena desde o início do movimento no Brasil e fazem um som do ca*, ah vou dizer é do caralho! Se liga em um dos maiores clássicos do rap nacional, O Trem:

Ano de lançamento: 1999
Álbum: Todos são Manos

3. Pânico na Zona Sul – Racionais Mc’s

O primeiro álbum do Racionais Mc’s só tem som pesado! Holocausto Urbano foi lançado logo no início da década de 90 e marcou o começo de carreira de um dos maiores grupos de rap de todos os tempos. Confere aí a faixa de abertura do disco, Pânico na Zona Sul:

Ano de lançamento: 1990
Álbum: Holocausto Urbano

4. Rap É Compromisso – Sabotage

Sabotage foi responsável por uma das frases mais respeitadas no cenário hip hop: “Rap é compromisso”. O rapper, embora tenha tido uma curta carreira, foi uma figura muito importante, impactando gerações até os dias atuais.

Ano de lançamento: 2000
Álbum: Rap É Compromisso

5. Vida Bandida (Culpa da Situação) – Rappin’ Hood

Vida Bandida é um dos clássicos do rapper Rappin’ Hood. Ela faz parte do disco Sujeito Homem, de 2001, e fala sobre a importância em rejeitar o caminho das drogas e do crime.

Ano de lançamento: 2001
Álbum: Sujeito Homem

6. Soldado do Morro – MV Bill

Além de rapper, MV Bill se tornou um grande representante das periferias cariocas. Foi um dos fundadores da CUFA (Central Única das Favelas) e está envolvido em vários outros projetos sociais.

Soldado do Morro foi uma faixa lançada em seu primeiro disco, Traficando Informação.

Ano de lançamento: 1999
Álbum: Traficando Informação

7. O Amor Venceu A Guerra – GOG

A letra dessa música é animal! GOG, autor de O Amor Venceu A Guerra, é também escritor. Escuta esse som:

Ano de lançamento: 2004
Álbum: Tarja Preta

8. Castelo de Madeira – A Família

Vai dizer que nunca ouviu Castelo de Madeira? Som que arrepia demais! Se nunca ouviu esse, que é um dos clássicos do rap nacional, sua chance é agora. Veja:

Ano de lançamento: 2004
Álbum: Cantando Com A Alma

9. Dia de Visita – Realidade Cruel

A canção Dia de Visita, do grupo Realidade Cruel, é um desabafo arrependido de um detento. É poesia pura! O álbum Só Sangue Bom ainda conta com os clássicos Simples Homicídio, Saudade e Só Ritual de Sangue.

Ano de lançamento: 1998
Álbum: Só Sangue Bom

10. Nego Drama – Racionais Mc’s

Nego Drama quebrou muitas barreiras. Na voz de Edi Rock e Mano Brown, a canção se tornou um marco no rap nacional. Com beat e poesia afiados, Nego Drama ainda está longe de ser esquecida…

Ano de lançamento: 2002
Álbum: Nada Como Um Dia Após o Outro Dia

 

Você se interessa pela produção de beats? O que você acha de começar a produzir os seus próprios? Para isso, é só se inscrever no curso Beatmaker Pro, produzido e orientado pelo beatmaker DJ Coala. Cola lá!

Foto de capa por: Leandro Godoi